Serão aceitas inscrições de
até 01 trabalhos por autor para apresentação na forma de Comunicação
Oral, conforme modelo e normas disponíveis abaixo.
Todo
o gerenciamento de trabalhos do " II
Colóquio Literatura, Linguagem e outros Saberes " se dará por meio do CAEX
- Sistema de Controle de Ações de Extensão da Universidade Federal de Alfenas.
Para submeter trabalho(s) é necessário que o autor principal e todos os
co-autores (se houver) estejam previamente cadastrados
no CAEX. O autor principal ou, ao menos, um dos co-autores, deve estar inscrito no " II Colóquio
Literatura, Linguagem e outros Saberes
" (não é necessário que os demais estejam inscritos no evento mas,
sim, cadastrados no sistema). O
autor principal (ou o co-autor responsável pela submissão) será também
responsável por acompanhar o resultado da avaliação do(s) trabalho(s).
No
ato da submissão do trabalho, o autor principal (ou o co-autor responsável pela
submissão) deverá associar ao trabalho seu próprio nome (e o nome dos demais
co-autores, se houver). O nome do autor principal deve ser “marcado” como
“autor principal” (ainda que o trabalho não tenha co-autores). O cadastro dos
co-autores (quando há) e a associação de seus nomes ao trabalho é
imprescindível para a emissão do certificado de apresentação do trabalho no
evento.
O
período para envio de trabalhos é de 01/08/2012
a 14/08/2012 (Atenção: prazo prorrogado até 19/08). A avaliação dos trabalhos
submetidos ocorrerá entre 15/08/2012
e 17/08/2012
Atenção: atendendo a pedidos, o prazo para submissão de trabalhos recomeça hoje, 27/08, estendendo-se até quinta-feira próxima, dia 30. O resultado final estará disponível, no CAEX, aos autores (ou co-autores responsáveis pela submissão), no mais tardar, a partir desta última data.
Atenção: atendendo a pedidos, o prazo para submissão de trabalhos recomeça hoje, 27/08, estendendo-se até quinta-feira próxima, dia 30. O resultado final estará disponível, no CAEX, aos autores (ou co-autores responsáveis pela submissão), no mais tardar, a partir desta última data.
Importante:
.: O “link” para
submissão de trabalhos estará disponível ao interessado somente após sua
inscrição no evento (depois de se inscrever, deve-se clicar novamente na aba
“inscrições”)
.: Caso o participante
tenha se inscrito em mais de um evento deverá atentar-se para o fato de que
precisa selecionar o II Colóquio
Literatura, Linguagem e outros Saberes para submeter trabalho(s).
Caso contrário, o(s) trabalho(s) será(ao) enviado(s) para comissões avaliadoras de
outros eventos!
Demais normas.
Para
avaliação de trabalhos, o proponente deverá apresentar resumo de 250 a 300
palavras em que sintetize: Título, GT a que se destina, autor, instituição de
origem, Tema, Justificativa e referencial teórico-metodológico.
Descrição dos Grupo de
Trabalho
- Bens simbólicos na Antiguidade
Este grupo de trabalho pretende refletir sobre as produções culturais (língua, literatura, iconografias, religião...) buscando compreender a atribuição de sentido de cada uma destas formas utilizando-se, para isso, do arcabouço teorico-metodológico da história, filosofia, antropologia, teoria literária ou estudos culturais.
- Literatura e outros Saberes
Grupo de trabalho que acolherá os estudos de natureza teórica ou comparada realizados nainterface entre a literatura e outras formas/modalidades de conhecimento. São exemplos: literatura e filosofia;literatura e educação; literatura e mito; literatura e outras artes etc.
- Literatura e cinema:
Este grupo de trabalho objetiva estudar, compreender e analisar as estruturas narrativas entre a literatura e o cinema, sob a perspectiva de uma abordagem literária comparativa intersemiótica entre duas formas de linguagem que se aproximam, diferenciam e possibilitam o descobrimento de novos olhares, outras leituras e suas interações básicas entre a narrativa literária e a narrativa fílmica (PEÑA-ARDID, 2009); adaptação de obras literárias para o cinema (STAM, 2008) e os conceitos de intertextualidade (SAMOYAULT, 2008); transposição /transmutações (BALOGH, 2005).
- Ensino da Leitura
Este GT tem por objetivo dar visibilidade a pesquisas e estudos voltados para o ensino da leitura em Língua Portuguesa na educação básica. Tomando a concepção de ensino de língua materna com ênfase no desenvolvimento da competência leitora do sujeito (CARVALHO, 2011) e, no bojo das considerações de língua pela perspectiva sociointeracionista (BAKTHIN, 2002), assumimos o texto como unidade privilegiada das atividades da sala de aula (GERALDI, 1997) com o nítido propósito de efetivar um ensino de língua que avance para além da tradicional dicotomia gramática versus texto (TRAVAGLIA, 2004). Nessa perspectiva, este GT privilegia trabalhos cujo foco incide sobre as estratégias para se “ensinar leitura”, “dar aulas de leitura” e construir a competência leitora dos alunos, com intuito de verificar qual abordagem teórica subjaz essas práticas.
- Literatura e Jornalismo
Este GT tem o intuito de examinar os discursos, as ideologias, a ficção, o campo de batalha e o tipo de sociedade que emergem das páginas de periódicos na formação do novo sujeito histórico. Além do mais,pretende mapear e estudar folhetins, poemas e outras produções literárias que tiveram o jornal como veículo.
Trabalhos
aceitos
Os
autores dos trabalhos aceites receberão, no e-mail cadastrado no sistema, suas
respectivas cartas de aceite no dia 21/08.
Os
textos integrais dos trabalhos apresentados, para publicação, serão recebidos a
posteriori.